quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Alfabetização Natural

Uma das atividades que mais gosto na Alfabetização Natural é a Preguinha.O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha!Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual.,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.As crianças ADORAM!!!Disponibilizo aqui algumas das inúmeras palavras que temos na sala de aula para realizar a atividade. Como mencionei acima, ela pode ser realizada com a turma toda, individualmente ou em grupos, como um jogo entre os alunos.

Este Blog
Link daqui
Blogs Encantos
A web
Este Blog
 
 
 
 
Link daqui
 
 
 
Blogs Encantos
 
 
 
A web
 
 
 

Seguidores

Mostrando postagens com marcador Alfabetizaçao Natural. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Alfabetizaçao Natural. Mostrar todas as postagens
Preguinha...estratégia de Leitura! Os alunos Amam!
Preguicinha Oral

Uma das atividades que mais gosto na Alfabetização Natural é a Preguinha.O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha!Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual.,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.As crianças ADORAM!!!Disponibilizo aqui algumas das inúmeras palavras que temos na sala de aula para realizar a atividade. Como mencionei acima, ela pode ser realizada com a turma toda, individualmente ou em grupos, como um jogo entre os alunos.

Os cartões são feitos de cartolina. O envelope de papel colorset. O envelope não posui segredo! É só cortar o papel, dobrá-lo e colá-lo. Não se esquecer de deixar as duas laterais abertas para se puxar a palavra e guardá-la depois!
Passo a passo:










Fonte: O mundo da Alfabetização
 
ALFABETIZAÇÃO NATURAL
Metodologia de alfabetização criativa, fundamentada nos princípios de educação através da arte, que consiste no oferecimento de estímulos sócio-ambientais específicos, que visam à reprodução do processo natural e espontâneo de construção dos esquemas de leitura no ser humano, que se dá através das motivações, potencial e linguagem do aluno, que inclusive escolhe o próprio vocabulário que servirá de base à aprendizagem.
A obra foi reeditada, revista e ampliada, apresentando maior e melhor detalhamento dos princípios psicológicos em que se baseia a metodologia, um maior número de sugestões de jogos, atividades de leitura, escrita e gramática e acrescenta um capítulo dedicado à avaliação do processo de construção da leitura e da escrita do aluno.




O VOCABULÁRIO DE APOIO
O Vocabulário de Apoio expõe as palavras escolhidas para estudo e ilustradas pelos alunos.
Ele cresce até que contenha todos os sons e letras do alfabeto.


g2.jpg (20086 bytes)
O SENTENCIADOR
Cada palavra nova escolhida vai imediatamente para o sentenciador, formando frases completas, que o aluno possa ler.
A composição e a leitura de frases no sentenciador é um trabalho diário, onde figuras devem substituir palavras desconhecidas a fim de não limitar a expressão de idéias do aluno às palavras já memorizadas.
g4.jpg (17180 bytes)



     O CADERNO VOCABULÁRIO
Cada palavra nova escolhida pela turma é escrita e arquivada no Caderno Vocabulário individual. Cada aluno faz a ilustração a sua maneira. O caderno é utilizado para estudo das palavrinhas e serve de apoio ao aluno durante a escrita de frases.
 LIVRINHOS DE AÇÃO
Os Livrinhos de Ação estimulam a compreensão da leitura de frases e fixam as ações estudadas no vocabulário da turma.
livroacao.jpg (29150 bytes)
memoria.jpg (28178 bytes)
JOGOS DE LEITURA
O jogo da memória é um dos variados tipos de jogos que facilitam a memorização das palavras do vocabulário escolhido. Os jogos são sempre oferecidos como uma das atividades do trabalho diversificado de livre escolha dos alunos.
A RODINHA
Todas as atividades  do grupo são discutidas e combinadas em uma rodinha de conversa onde o educador funciona como mediador na construção do conhecimento e como um coordenador das motivações de seu grupo. Todas as decisões são tomadas aqui.
rodinha.jpg (45354 bytes)
A   CAÇADA
A caçada é um procedimento de rotina na análise fonética de palavras lembradas pelos alunos, segundo a semelhança do som inicial com o de outra palavra já conhecida visualmente por eles, no caso, o Dd, de dinossauro. Eles procuraram, em revistas, gravuras de palavras que começassem de forma semelhante; colaram estas gravuras sobre uma folha grande, que foi colocada num cabide e pendurada na parede. Um aluno, de cada vez, enunciou o nome da sua gravura, enquanto a professora a escrevia. Depois, a palavra foi lida pelo aluno, de forma lenta, fazendo a "preguicinha". Numa segunda leitura, ele destaca, com uma linha vermelha, "caçando", e copia a letra do som que estava sendo estudado, o d de dinossauro.
CAÇADINHAS
Material de estudo independente para fixação de grafias específicas.
Uma caixa plástica acondiciona uma coleção de fichas que apresentam relações de palavrinhas começadas pelo som inicial de uma palavra conhecida. Uma pequena gravura, colada ao alto, evoca o significado da primeira palavra. O aluno usa estas "caçadinhas" de diferentes maneiras na composição de frases.
wpe1.jpg (37926 bytes)
wpe2.jpg (47102 bytes)
ATIVIDADES DE  CAÇADA
Uma das atividades da sala é realizar os exercícios do livro "Minhas Caçadas".
SABONETEIRAS DE CAÇADA
Material para estudo independente cujo objetivo é a ortografia. Cada saboneteira acondiciona uma coleção de palavras com o mesmo som inicial, destacado pela cor vermelha
wpe5.jpg (35876 bytes)
wpe3.jpg (29263 bytes)
AS CIÊNCIAS
A Alfabetização Natural não ocorre no vazio, ela está integrada ao estudo do meio ambiente e é a vida, ao redor do aluno, que gera os motivos de estudo, que são registrados, por escrito, depois de estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário